Com tanta tecnologia, não podemos nos dar ao luxo de analisar nossas estratégias baseadas apenas em análises simples ou com poucas fontes de dados. Afinal, tanto o mercado como o processo de vendas possuem inúmeras variáveis. Mas afinal, a pergunta é como estas coisas estão afetando os resultados do seu negócio? Oferecemos os meios para medir isso e permitir que sua empresa tenha condições de tomar decisões rápidas e certeiras.
Dizer que existem muitos dados e pouca inteligência pode parecer um pouco de exagero, mas na maioria dos casos não é. Quantas empresas que tem áreas medindo seus próprios dados e tirando suas conclusões sem perceber que outros fatores, muitas vezes ocasionados de ações de outras áreas, podem estar impactando seus resultados.
Assim, enquanto o cliente lá fora é atingido pelas diversas ações da empresa, as áreas concluem que sua alteração de comportamento se deve exclusivamente à sua atuação particular. Se for assim, com a empresa como um todo pode concluir no que é melhor investir já que todas as ações dizem dar resultados, o mesmo resultado.
É preciso separar as coisas, começando por entender que a análise também deve ser diferente com base no que desejamos realizar. Temos:
Análise descritiva: Que diz o que aconteceu (90% das análises que são feitas são assim, sem que se saiba que são deste tipo);
Análise diagnóstica: Que dá causas comprovadas (e não chutes) sobre o que foi diagnosticada;
Análise preditiva: Com modelos matemáticos e base histórica, procuramos tentar antecipar situações;
Análise prescritiva: Como o remédio, dizemos o que deve ser feito para se conseguir, com certo grau de certeza, o objetivo esperado.
Assim, analisar apenas um gráfico de visitas ao site não vai trazer nenhuma capacidade para dizer o impacto em vendas sem que se possa mapear o cliente desde quando foi impactado pela primeira vez, até a última e seu histórico.
Muitas conclusões acabam sendo consideradas, apresentado apenas um pedaço da imagem. As tecnologias hoje permitem juntar todos os pedaços da informação espalhados por vários sistemas e áreas, basta analisar as coisas se uma forma mais ampla.