Mas como organizar as idéias, com tantos nomes?
Bom isso é um tema longo. Temos feito apresentações para nossos clientes de cerca de 40 minutos sobre isso, mas tentarei resumir e simplificar a ideia central.
Digital Transformation
A evolução da tecnologia e dos meios de comunicação permitiram que sistemas e aplicativos também evoluíssem. Tanto na sua capacidade em trocar dados, como na sua facilidade de interação com o usuário.
Entram neste hall as evoluções da infraestrutura, internet, dispositivos móveis, cloud e IOT.
Hoje temos em nossas mãos, smartphones muito mais potentes do que muitos PCs, há coisa de 15 anos. Com capacidade de troca de informações via 4G, superiores a links dedicados de 10 anos atrás.
Esse caminho, ainda em curso, é a transformação digital.
Social Transformation
A produção em larga escala, reduções de custos de todas essas tecnologias, permitem hoje o acesso a elas a qualquer pessoa, quase que indistintamente.
Assim, isso está modificando a forma com que o ser humano se relaciona com a tecnologia. Mais pessoas utilizando as mesmas tecnologias, está permitindo alterar também como os humanos se relacionam entre si, através destas tecnologias.
Isto é a transformação social.
Business transformation
Agora, colaboradores e clientes querem se relacionar com as empresas dessa mesma forma, utilizando estes mesmos meios.
Nas empresas, colaboradores mais jovens não querem mais o mesmo modelo de trabalho de 50 anos atrás.
No mercado, clientes não estão mais dispostos a esperar por processos corporativos, que levem semanas. Querem respostas imediatas.
Assim, isso tudo quase que obriga uma transformação do negócio, principalmente para aqueles que pretendem ainda estar em operação daqui a 5 anos.
Existem muitos outros termos, mas não acho que sejam relevantes. Muitos, acredito estarem contemplados abaixo destes que mencionei. É o caso de "Social Media Transformation".
Convenhamos, a mídia social por mais importante que seja, é apenas um pedaço dessa gigante engrenagem.
Sigamos então, transformando o nosso negócio, antes que sejamos transformados em ex-fornecedores.
Luiz Vianna - CEO da
Mult-Connect