O pacote Office (word, excel, etc.) é um velho conhecido nosso e atende uma gama de necessidades pessoais e corporativas.Há 6 anos, a Microsoft lançou o Office365 que é um serviço de assinaturas onde os clientes tem acesso às mesmas ferramentas do pacote anterior, porém com a infraestrutura em nuvem. Há alguns modelos de assinaturas e cada pacote contêm mais ou menos recursos (leia-se aplicativos – word, powerpoint, excel, etc.)
Neste "novo" formato de oferta vemos pacotes que reúnem recursos de altíssima colaboração e produtividade.
Quer um exemplo de cenário?
O time de marketing e comunicação de uma empresa deve elaborar o planejamento de lançamento de um produto, comunicar todos os colaboradores e receber feedbacks internos antes de realizar uma comunicação para o mercado.
Esta empresa tem times distribuídos em três cidades diferentes que precisarão interagir entre si para realização do projeto.
Como os recursos do Office podem ajudar neste cenário?
Word online - permite que mais de uma pessoa interaja num mesmo documento, alterando, melhorando e mudando versões que automaticamente são controladas pelo aplicativo.
Planner – cria um plano de trabalho, organiza, monta os times atribuindo tarefas para os colaboradores envolvidos no projeto ou numa tarefa, visualizando facilmente os status das mesmas. Pode-se ainda compartilhar arquivos e saber quem está trabalhando em qual tarefa e qual a etapa das mesmas. Além de ter os históricos de conversas trocadas ao longo do projeto e/ou tarefa.
Flow – cria fluxos de trabalho automatizados e controles. Possibilita fluxos de aprovações para as etapas do projeto ou tarefa de modo simples e automatizado.
Yammer – rede social corporativa. Troca de ideias, compartilhamento de atualizações e localização rápida de respostas, feed back imediato. Grupos de interesses que podem ser por fases do projeto, pesquisas e enquetes de maneira rápida e simples.