Carro, veículo, viagem para o exterior... Quando finalmente a verba foi aprovada pelo financeiro e sua empresa estava pronta para "estourar" em vendas, veio a equipe jurídica e reprovou o processo. O tempo apertou, e a única saída para não perder a data comercial é transformar o sorteio em concurso cultural, ou seja, nada de "Compre para concorrer...". Sua empresa já passou por isso?
Situações como essa infelizmente são até comuns no mundo corporativo. Fazer um Sorteio não é tarefa simples, é necessário preparação e atenção aos detalhes, pois um erro pode resultar em uma multa e em grande prejuízo.
Sorteio ou Concurso Cultural?
Afinal, qual o objetivo da sua campanha?
Brand awareness + Engagement
Se o objetivo principal de sua campanha é gerar lembrança de marca e engajamento, um Concurso Cultural pode atender a esse objetivo. Nesse caso, é importante lembrar que a empresa só poderá aparecer como promotora do concurso, sem que seu nome esteja vinculado ao nome da promoção, à mecânica ou ao prêmio, e claro, nada de vincular o concurso com compra de produtos sendo que os interessados podem se inscrever quantas vezes quiser. Em concursos culturais nada melhor do que um prêmio que reforce o conceito da marca e a identificação com o público.
Alavancar vendas + Brand Awareness + Engagement
Quando o objetivo vai além de lembrança de marca e tem como propósito alavancar vendas, especialmente em épocas competitivas (como Natal, dia das Mães), ou em mercados competitivos (como varejo, cartões de crédito, bens de consumo), sem dúvidas uma promoção é o melhor caminho.
A mecânica de promoção com sorteios permite às empresas elaborarem estratégia de vendas para aumentar o ticket médio ou a frequência de compras.
Nesse caso, é muito comum oferecer prêmios grandes que motivem a compra e recompra como televisão, veículo, viagem, entre outros.
Planejamento é essencial
A grande questão quando se fala em Promoção e Sorteio é o Planejamento. Apenas para abrir o processo de aprovação da Caixa Econômica Federal é necessário no mínimo 60 dias de antecedência. Ou seja, antes dos 60 dias, a mecânica precisa estar redonda, não podendo haver risco de vício ou fraude, o regulamento, idem, pois qualquer palavra que possa gerar dúvidas ou brecha no sistema pode prejudicar a promoção.
Antigamente as inscrições eram obrigatoriamente feitas por cartas recheadas de código de barras recortadas ou cupons preenchidos à mão nos caixas cheios de canetas amarradas a um barbante.
Hoje em dia, graças à tecnologia, não é necessário gastar caneta e tesoura para fazer isso. Basta um SMS, ou um e-mail válido, ou até um "checkbox" para se cadastrar à uma promoção.
Aquela montanha de cartas também não é mais necessária. Um sistema com as inscrições eletrônicas pode sortear o ganhador sem gastar papel.
Mas tenha em mente que não se pode fazer tudo isso em um excel com uma fórmula de sorteio aleatório, ok?
Assim como antigamente, todo o sistema passa por um auditor que valida tudo!
Aqui na Mult-Connect trabalhamos com promoções e sorteios digitais há muitos anos para bancos importantes e sabemos bem como esse assunto é burocrático e algumas vezes demorado.
Por isso, além de planejamento, recomendamos que tenha um parceiro com bastante experiência no assunto.
Com planejamento e antecedência você verá que tudo dá certo, e o resultado tanto de lembrança de marca quanto de vendas valerá todo o esforço!
A passos firmes, seu sorteio nunca mais virará concurso!
Livia Lie - Marketing e Comunicação da
Mult-Connect