Primeiro vamos à definição simples do conceito:
Segundo o Wikipédia: " é a arte e a ciência de organizar e rotular sites...
para apoiar a usabilidade"
Aplicando-se este conceito às soluções web (portais públicos, intranets e sistemas web em geral) pensamos essencialmente na experiência do usuário e todo o processo que envolve UX.
Além da fronteira da rica e valorosa experiência e também das facilidades que este processo proporciona aos usuários das aplicações, devemos direcionar nosso olhar do quanto isto está (ou não) alinhado com o negócio da Organização.
Facilidade de navegação, buscas mais dinâmicas e todo o planejamento digital devem percorrer um caminho que esteja alinhado com o objetivo da aplicação.
- "Objetivo da aplicação?" Explico: vamos pensar num exemplo de site/portal de vendas de produto.
O que eu quero atingir? Qual o objetivo? - Vender produtos
Como? Facilitando a vida do meu usuário oferecendo informações fáceis de serem encontradas, em um ambiente amigável e com uma excelente experiência de compra. Certo? Sim!
Só isto? Depende... A arquitetura de informação tem que nortear e turbinar os aspectos positivos do objetivo do negócio - obtendo os melhores resultados - que é vender produtos (em nosso exemplo acima).
Vamos a um cenário:
Eu [usuário do site] achei o produto que estava buscando rapidamente? A descrição do mesmo é atrativa (me dando mais vontade de comprar)? É fácil pagar o produto? A informação de entrega (e demais informações relevantes) estão claras? Tenho um feedback (confirmação de compra, por exemplo) rápido e que me deixa seguro? Entre outros.
Eu [dono do site] tenho métricas quanto as trilhas percorridas pela compra do produto? Tenho todo o histórico de perfil do meu usuário? Tenho indicadores de tempo de compra, horários/ dias de pico? Tenho informações que podem ser compiladas e que definam uma promoção ou melhor época para lançamento de produtos? Etc.
E mais: o produto que está em destaque no meu site é o mesmo que minha Organização está direcionando grandes esforços para incrementar o volume de vendas?
Tenho como rapidamente mudar uma oferta/sessão pois quero antecipar um lançamento de produtos e mesmo assim, meu site vai continuar com a navegação agradável ao meu usuário?
Se seu site foi planejado e desenhado dentro dos princípios da Arquitetura da Informação, você alcançará 2 objetivos:
1- Oferecer a seu usuário uma experiência encantadora e diferenciada que o motivará a retornar ao seu site;
2- Os caminhos (trilhas) que o usuário percorrer dentro do site e os conteúdos em destaque estarão alinhados com o objetivo de negócios da sua Organização.
Veja então que a arquitetura é primordial para que você obtenha bons resultados com sua aplicação web seja lá qual for seu business.
É imperativo que você tenha um fornecedor para compartilhar seu planejamento e as definições de métricas de sucesso.
Este fornecedor deve possuir uma visão atualizada das práticas e tendências de mercado a curto, médio e longo prazo e estar comprometido com você para o alcance do seu objetivo.
Seu fornecedor atual está preparado para trilhar este caminho junto com você?
- Espero que sim.
Valério Rotilio - Gerente de Negócios da
Mult-Connect