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Usabilidade em aplicativos para a Terceira Idade

Quem nunca precisou ensinar a avó ou avô como utilizar o celular novo, ou então como acessar esse tal de Facebook?

​Quem nunca precisou ensinar a avó ou avô como utilizar o celular novo, ou então como acessar esse tal de Facebook (já que agora todas as fotos estão lá né? Rs). Hoje em dia é difícil dizer que essa geração está desconectada, mas é fato que eles ainda demonstram algumas dificuldades na utilização de novas tecnologias. Estas dificuldades surgem por diferentes razões e muitas das vezes resultam de uma inadequação das interfaces desenhadas às necessidades e características desse público.  
 
As interfaces de usuário devem considerar que à medida que as pessoas envelhecem, suas habilidades sensoriais e cognitivas apresentam respostas lentas. Por exemplo, as interfaces podem ter componentes de interação maiores com o objetivo de facilitar a visibilidade dos idosos, além de tornar suas ações mais seguras. Veja uma lista de itens a serem avaliados para otimizar a usabilidade para este público: 

 

  • Alto contraste de cores 
  • Interface com o menor número de detalhes 
  • Texto com tipografia de 18 pixels e sem serifa, para facilitar a legibilidade 
  • Uso de animações para destacar mudanças na interface 
  • Menos menus 
  • Navegação linear entre as telas do aplicativo, para evitar confusões na operação 
  • Textos de instruções para manipulação do aplicativo. 
 
Um outro ponto de atenção é que em um projeto focado no usuário, fazer o levantamento de requisitos (de interface e recursos) com este público é extremamente difícil, pois a diferença de experiências com a tecnologia e as influências culturais dificultam a comunicação e o entendimento dos assuntos e o andamento da reunião. Os idosos em geral desconhecem as possibilidades das novas tecnologias (diferente do público jovem) e isso pode ser um limitador de sua capacidade de contribuir para a construção de uma experiência bem sucedida. Muitas vezes, a dificuldade na visão, audição e alteração na cognição impedem uma discussão sobre assuntos mais extensos, pois muitos dos idosos se perdem no assunto ou desviam a atenção para algum outro fato não envolvido na reunião. Por isso recomendamos a realização de reuniões individuais para se obter sucesso no levantamento. 
 
Se você pretende projetar alguma aplicação é importante antes de tudo olhar para o público alvo, ou como preferimos nominar o "protagonista", e perceber a necessidade de adaptação da pesquisa caso seja necessário. Nós da Mult-Connect, contamos com um time capaz de identificar e proporcionar as melhores experiências para fazer seus usuários se apaixonarem e sentirem que nos preocupamos com eles. 

Richard Casarin é cool hunter na Mult-Connec​t



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