Social Transformation

26/10/2016
​As  ​coisas em transição são assim mesmo. Ganham muitos nomes e definições, até que seja possível entender tudo. Social transformation, digital transformation, business transformation, social media transformation e assim vai.

Mas como organizar as idéias, com tantos nomes?

Bom isso é um tema longo. Temos feito apresentações para nossos clientes de cerca de 40 minutos sobre isso, mas tentarei resumir e simplificar a ideia central.


Digital Transformation


A evolução da tecnologia e dos meios de comunicação permitiram que sistemas e aplicativos também evoluíssem. Tanto na sua capacidade em trocar dados, como na sua facilidade de interação com o usuário. 

Entram neste hall as evoluções da infraestrutura, internet, dispositivos móveis, cloud e IOT.

Hoje temos em nossas mãos, smartphones muito mais potentes do que muitos PCs, há coisa de 15 anos. Com capacidade de troca de informações via 4G, superiores a links dedicados de 10 anos atrás.

Esse caminho, ainda em curso, é a transformação digital.

 

Social Transformation


A produção em larga escala, reduções de custos de todas essas tecnologias, permitem hoje o acesso a elas a qualquer pessoa, quase que indistintamente. 

Assim, isso está modificando a forma com que o ser humano se relaciona com a tecnologia. Mais pessoas utilizando as mesmas tecnologias, está permitindo alterar também como os humanos se relacionam entre si, através destas tecnologias.

Isto é a transformação social.


Business transforma​tion


Agora, colaboradores e clientes querem se relacionar com as empresas dessa mesma forma, utilizando estes mesmos meios.

Nas empresas, colaboradores mais jovens não querem mais o mesmo modelo de trabalho de 50 anos atrás.

No mercado, clientes não estão mais dispostos a esperar por processos corporativos, que levem semanas. Querem respostas imediatas.

Assim, isso tudo quase que obriga uma transformação do negócio, principalmente para aqueles que pretendem ainda estar em operação daqui a 5 anos.


Existem muitos outros termos, mas não acho que sejam relevantes. Muitos, acredito estarem contemplados abaixo destes que mencionei. É o caso de "Social Media Transformation".

Convenhamos, a mídia social por mais importante que seja, é apenas um pedaço dessa gigante engrenagem.

Sigamos então, transformando o nosso negócio, antes que sejamos transformados em ex-fornecedores.

 
Luiz Vianna - CEO da Mult-Connect​



​​Veja mais artigos como esse​ em nosso Blog​